O projeto Amamente tem alcance nacional e seu objetivo é incentivar o aleitamento materno como forma de proporcionar mais SAÚDE para os Bebês e para as mães. Repercutindo diretamente na qualidade de vida da população em geral.
Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros e reduzem doenças que afetam o bebê e a mamãe. Por isso a empresa faz sua parte, orientando e incentivando a prática. As ações básicas desenvolvidas são as seguintes:
•Os rótulos e embalagens das marcas Pitibebê e Começo de Vida levam o selo “amamente”. Este apelo também está em todo material publicitário e mídias da empresa.
•Dispomos de dois sites www.comecovida.com.br e www.babyvida.com.br que divulgam o aleitamento materno e o "Projeto amamente" e mais o “Blog fala mamãe”, que aborda o assunto com informações e dicas para bem amamentar, artigos são veicula dos com opiniões de médicos e profissionais da saúde!
•Dispomos de fan pages que publicam semanalmente assuntos relacionados ao tema.
•Participamos em parceria com o Hospital São Francisco - SUS - e Unimed de cursos para gestantes.
•Na Começo de Vida os projetos sociais são encarados como missão. Educar, informar e disseminar boas práticas causam transformações importantes nas pessoas e na coletividade.
O "Projeto Lindas " e saúde da mulher tem por objetivo promover saúde e bem-estar às colaboradoras da empresa, este projeto contempla o colaborador como indivíduo, sua convivência na empresa, na família e na sociedade.
O projeto lindas tem como pilar central a prática de atividade física regular com aulas de Ginástica Estética, ministradas por profissional capacitado, após o horário de trabalho, com duração de uma hora, duas vezes por semana, na sede da indústria, com custo subsidiado pela empresa.
“Esta prática era um antigo sonho, que todos pudessem praticar atividade física, promovendo saúde e bem-estar”. Diz Cláudia Marcon, diretora executiva e fundadora da empresa. A implementação do projeto só foi possível com a construção da sede própria da Começo de Vida. A construção conta com arquitetura de vanguarda, voltada à produtividade, bem-estar, e preservação de recursos naturais. A planta foi cuidadosamente elaborada para que a equipe de colaboradores usufrua, além de condições ergométricas de excelência, um ambiente agradável, voltado a prática de atividades além do ofício.
Um dos pontos marcantes das instalações são os espaços projetados para a prática de atividade física: interno, externo e praça. Para a equipe sentir-se linda e saudável a Fábrica transforma-se em Academia, disponibilizando ambientes seguros previamente planejados para esta prática, com equipamentos específicos e orientação profissional.
Percebemos que as colaboradoras, todas mulheres, externavam o desejo de frequentar uma academia. Entretanto o custo, a distância e o tempo impossibilitavam a prática. A empresa, tomando conhecimento dessa realidade, elaborou o projeto 'lindas " que propõe a prática de "ginástica estética”, durante uma hora, duas vezes por semana, depois da jornada de trabalho, com orientação de profissional de educação física, nas dependências da empresa. Podem participar das aulas também filhos de funcionários que são bem-vindos ás atividades! O projeto ainda conta com atividades sugeridas por profissional para serem feitas aos sábados e domingos, com a família.
O Lindas é um projeto empreendido em parceria com o SESI que viabilizou a realização de acompanhamento biométrico individualizado, dicas de nutrição e lazer. O projeto lindas é totalmente formalizado numa parceria inovadora com o SESI e realiza acompanhamento individualizado com exames trimestrais biométricos e de imc e percentuais de gordura. Através do acompanhamento trimestral é possível dimensionar a evolução física saudável dos colaboradores. O Projeto Lindas recebeu em 2014 o PREMIO MPE BRASIL SC RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Conectado ao projeto "lindas" a empresa investe ainda em outro projeto: o 'Saúde da Mulher " executado pelo SESI saúde - este aborda os aspectos de controle de exames básicos, palestras e abordagens da mulher no aspecto físico e psicológico.
Através do "saúde da mulher " uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, psicólogas, nutricionistas, etc. promovem encontros e palestras com acompanhamento de pressão arterial, exames de glicose, mamas, entre outros de forma individualizada e periódica. Desta forma a empresa dispõe de dados de apoio à saúde do funcionário.
São abordados também assuntos psicológicos como - estresse da mulher, relacionamento familiar, sexual, educação dos filhos, etc. é um projeto custeado pela empresa que investe no bem-estar como missão de grande importância.
Quem faz a gestão dos Projetos Lindas e Saúde da Mulher são: RH, Direção executiva da empresa e SESI -Concórdia SC. A Começo de Vida acredita em Investimentos que promovem o bem viver na empresa, na família e na sociedade! O indivíduo saudável, com autoestima elevada, realização profissional e familiar torna-se agente de mudanças positivas não só na empresa, mas também na sociedade. É mais um agente do bem sendo formado!
Promoção de palestra em parceria com SESI aberta a comunidade
DIA DE SOL NA EMPRESA A EQUIPE SE MOBILIZOU PARA TODAS VIREM VESTIDAS DE ROSA OUT 2016 Quem se ama sabe da importância da saúde e prevenção!
Mulheres lindas sabem cuidar de si!
Equipe Rosa!2014
A Começo de Vida é uma empresa comprometida com a saúde das mulheres, realizando diversos projetos em benefício das colaboradoras. Nesse mês o destaque fica por conta da Campanha Outubro Rosa, contra o câncer.
A equipe da Começo de Vida está uniformizada, vestindo a cor dessa luta mundial das mulheres contra o câncer de mama e muitos outros.
Desenvolvimento Sustentável
(Por: André Leão. Engenheiro Ambiental e Sanitarista CREA 143961-0.)
Compostagem, uma maneira de cuidar do meio ambiente e educar para a sustentabilidade – A Começo de Vida lançou em 2016 este desafio para sua equipe de colaboradores.
Nos dias atuais, muitas pessoas e entidades vêm encontrando novas maneiras de desenvolverem-se de maneira sustentável, aderindo a práticas ecológicas no seu cotidiano, a fim de deixar para as próximas gerações um legado de cuidados e harmonia com o meio ambiente.
Da quantidade total de lixo que produzimos, mais da metade é classificado como lixo orgânico, ou seja, aquele lixo que é composto em sua maioria por cascas de frutas, borra de café, erva-mate, e restos de comida. Este lixo orgânico quando destinado da maneira convencional, acaba sendo despejado em um aterro sanitário, onde ali se decompõe, sem nenhuma possibilidade de retorno positivo para o planeta, sobrecarregando ainda mais os recursos naturais e energéticos.
Entre as formas de buscar práticas sustentáveis, a compostagem doméstica vem ganhando cada dia mais espaço nos lares e empresas que se preocupam com o destino de seus resíduos gerados
O processo de compostagem consiste na reciclagem da matéria orgânica por meio da ação de microrganismos, transformando o que antes jogávamos na lixeira, em um rico composto que contém os nutrientes necessários para o crescimento das plantas e enriquecimento da qualidade do solo, sendo utilizado em jardins, hortas e canteiros de flores.
Pensando nisso, a Começo de Vida Indústria e Comércio Ltda., por meio de parceria com o Engenheiro Ambiental e Sanitarista André Leão, implantou uma composteira dimensionada para atender a demanda de resíduos orgânicos gerados pelos colaboradores da empresa, e posterior utilização do composto no seu jardim e horta. A própria equipe é responsável por cuidar e manter a composteira isso traz engajamento e educação que é levada da indústria aos lares e à sociedade. Além disso a planta foi projetada para que receba luz e ventilação diretas o que diminui consideravelmente o consumo de energia e proporciona ambiente agradável com redução do estresse físico e mental dos colaboradores.
A empresa também faz captação de água da chuva em cisterna que supre o consumo de água nas áreas externas da planta. Destinação de resíduos não recicláveis é destinada para doação a entidades sociais e reutilização.
Não é só quando as temperaturas começam a baixar que as voluntárias do Grupo Fraterno fazem o bem. Durante todo o ano, as 29 mulheres, que são mães e avós, se dedicam a produzir enxovais para recém-nascidos de famílias de baixa renda, de Florianópolis.
Desde o dia 24 de março de 2003, as voluntárias se encontram uma vez por semana na casa de Marli Fortkamp Correa para produzir os enxovais. São produzidos lençóis, fronhas, paninho de boca, casaquinhos, sapatinhos, roupinhas e edredons.
“Cada uma de nós doa um pouco do seu tempo, trabalho e talento para ajudar o próximo”, afirma a artesã e voluntária, Rachel do Valle Pereira. Rachel destaca ainda que as doações dos parceiros são de suma importância para que o projeto continue e possa ajudar na construção de uma sociedade mais justa.
Uma loja de roupas e enxovais infantis, aberta no mês de outubro de 2017 no bairro Santa Mônica, é uma das parceiras do projeto desde o ano passado
“Temos e somos uma empresa que preza pela responsabilidade social. Desde a fundação da marca Começo de Vida, há mais de 20 anos em Concórdia, sempre levantamos essa bandeira e não poderia ser diferente aqui em Florianópolis”, diz a empresária Claudia Marcon.
Todo mês são doados retalhos de tecidos e malhas que são usados na confecção dos edredons entregues mensalmente para a Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU).
Ana Maria Faria Dutra, vice-presidente da AAHU recebendo os enxovais da voluntária Rachel do Valle Pereira (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação) “Somos gratas pela generosidade e grandeza da Claudia, que mesmo não conhecendo a fundo nosso projeto, confiou e passou a nos doar retalhos que abrilhantam ainda mais os nossos enxovais”, completa Rachel.
Caso você queira ajudar e fazer doações de tecidos ou materiais para a produção dos enxovais é só encaminhar um email para a Rachel. A voluntária destaca que as doações dos produtos confeccionados pelo Grupo Fraterno são entregues no Hospital Universitário (HU), em Florianópolis.